57 - Facilitação e efeito de Wedensky durante bloqueio
de ramo, Mesquita, QHde, Reis, JP, Kerbrie, SV, Mari, SM, Baptista, CAS, Arq.
Bras Cardiol, 1971;24:41-7
Inéditos aspectos na literatura nacional
Parte dos casos de trabalho anterior (ref. 30) são reapresentados a seguir interpretados pelo mecanismo verdadeiro condicionante do desbloqueio de ramo.
Resumo:
Os autores apresentam 7 casos de bloqueio de ramo cujo desbloqueio se verifica no ou nos ciclos pós-extrassistolicos atriais, nodais AV ou ventriculares, sendo 1 caso de bloqueio do ramo direito e 6 de bloqueio de ramo esquerdo; em um desses registrou-se também o bloqueio de ramo direito.
O mecanismo do desbloqueio de ramo é atribuído aos fenômenos de Wedensky nos ramos do feixe de His, desenvolvidos por fenômenos extrassistolicos (estímulos supralimiares) que diminuiriam o limiar de excitabilidade e/ou condutibilidade no ramo lesado e propiciariam respostas normais frente aos estímulos sublimiares seguintes.
Os fenômenos de Wedensky provocados por estímulos prematuros - manifestações transitórias de melhoria da excitabilidade e condutibilidade - são observados em 7 casos de bloqueio de ramo: em 4 casos de ritmo sinusal e em 1 caso de ritmo nodal AV superior, os estímulos registrados dentro do intervalo relativamente prolongado pós-extrassistolico atrial, nodal ou ventricular, são conduzidos normalmente no ramo comprometido, enquanto os ciclos que precedem ou sucedem o fenômeno são bloqueados.
Os outros 2 casos de bloqueio AV total com centros hisianos apresentam os mesmos fenômenos pós-extrassistolicos de Wedensky - facilitação e efeito.