59 – Angina de esforço e síndrome de enfarte miocárdico iminente: aspectos sintomáticos dependentes de insuficiência miocárdica regional. Nota Prévia. Anais do XXVIII Congresso Brasileiro de Cardiologia, Curitiba;1972;35
Contribuição inédita à literatura mundial.
Resumo:
São apresentados casos de doença coronariana crônica sob os aspectos de síndromes anginosas de esforço e de enfarte iminente, identificadas funcionalmente como manifestações de provável insuficiência miocárdica regional, sem os sinais habituais de insuficiência cardíaca clínica.
É preconizada a imprescindível participação do cardiotônico no tratamento da angina de esforço e do enfarte iminente, associado à terapêutica usual, com o intuito de minorar os efeitos da isquemia e hipóxia miocárdicas e controlar a insuficiência miocárdica regional.
Tem sido observados resultados interessantes na angina de esforço e mais marcantes ainda na síndrome de enfarte iminente porque além do alívio imediato ou a curto prazo, altera favoravelmente a conjectura prognostica, fortalecendo a nossa concepção de insuficiência miocárdica regional desenvolvida nos processos ateroscleroticos coronarianos e diretamente responsável pelas síndromes anginosas.