Instituto de Combate ao Enfarte do Miocárdio

 


        

Carta aberta do Dr. John McDougall ao Presidente Clinton tentando demovê-lo da Cirurgia Cardíaca.

 

O Presidente Bill Clinton entrou no hospital na sexta-feira, 3 de setembro, com dores no peito e dispnéia de esforço. Dentro de poucas horas ele fez um cateterismo cardíaco mostrando múltiplos bloqueios de suas artérias coronárias e a recomendação da realização de uma cirurgia de ponte de safena durante o decorrer da semana (provavelmente terça-feira). Meu palpite é que ele foi tratado de forma similar a maioria dos pacientes confrontados com essa freqüente doença. Ele foi amedrontado desnecessariamente, sendo erroneamente informado quanto aos resultados da pesquisa científica sobre sua doença e tratamentos, não tendo sido providenciado os reais riscos da cirurgia, não tendo sido oferecidas alternativas realísticas, e tendo sido apressado a fazer uma decisão potencialmente ameaçadora a sua vida. Esperançosamente, outras pessoas irão aprender de seu infortúnio - e a carta pessoal que escrevi ao Presidente Clinton, que segue:

 

Segunda, 6 de setembro de 2004

 

William Jefferson Clinton

The William J. Clinton Foundation

55 West 125th St.

New York, NY 10027

info@clintonpresidentialcenter.com

 

 

Caro Bill

 

A chance de você perguntar por minha opinião sobre a cirurgia marcada para essa semana, relativa aos bloqueios das artérias de seu coração, é quase a mesma de você escapar do negócio da cirurgia de ponte de safena. Não obstante, por causa de outros e para aliviar minha consciência em pelo menos tentar, tomarei essa oportunidade para dividir dez pensamentos provocadores com você.

 

1)       Não se apresse a tomar uma decisão – pense sobre ela – eles deram a você vários dias – então, a cirurgia imediata obviamente não é crítica – você tem tempo de se informar mais a respeito.

 

Acima de 80% dos homens de sua idade (58 anos), nos EUA, têm doença arterial coronária que foi achada em um cateterismo, e perto da metade com seu nível de colesterol (233 mg/dl) tem pelo menos uma artéria coronária já fechada em 50% ou mais – em outras palavras, eles são um jogo regular para os cirurgiões do coração. Afortunadamente, a doença arterial coronária não é muito mortal – o risco geral de óbito dessa doença para pessoas, sem tratamento, com artérias afetadas, é menor que 2% ao ano. Compare esses fatos com aqueles nos quais você foi amedrontado para acreditar no último final de semana.

 

2)       Perto de completar quatro décadas de pesquisa cientifica a cirurgia de ponte de safena mostra seu fracasso em salvar vidas na maioria dos casos. Isso porque a meta dessa cirurgia é a de contornar bloqueios bastante estáveis; entretanto, essas firmes obstruções parciais ao fluxo sangüíneo do coração não são um problema de ameaça a vida. – e seus médicos conhecem este fato bem estabelecido. Esses grandes bloqueios raramente fecham as artérias e quase nunca causam enfartes. No entanto, a maior parte da atenção está focada nesses pseudo-vilões achados na angiografia (cateterismo), porque o resultado de sua descoberta supre o dinheiro para os negócios do coração.

 

3)       As lesões culpadas são minúsculas – invisíveis na angiografia – feridas (placas voláteis) que explodem dentro de suas artérias – subitamente formando um coágulo sangüíneo oclusivo (trombose). A cirurgia não faz nada para parar esses eventos letais. Por sorte, devido as lesões terem sido formadas recentemente, macias e ativas, este lado mortal da doença cardíaca é, também, facilmente acessível a métodos simples.

 

4)        Essas bombas de curto prazo (placas voláteis) podem ser acalmadas rapidamente com uma dieta saudável e o uso judicioso de medicações de redução do colesterol. Em adição, uma aspirina infantil irá imediatamente afinar seu sangue e tornar a formação de um coágulo sangüíneo, potencialmente letal, com muito menor possibilidade, se a placa fosse romper.

 

5)       Bill, você tem uma doença reversível – isso não é cimento em suas artérias. Tecidos vivos saram e seu corpo irá lutar para permanecer vivo. Agora é o exato momento de falar com seu amigo Dean Ornish. A despeito de se você vai ou não fazer a cirurgia, você estará retornando a uma dieta de baixa gordura e sem colesterol que o Dr. Ornish lhe ensinou há alguns anos atrás. Leia meu boletim de junho de 2003 no artigo: “Limpando suas Artérias”

 

6)       As indicações reais para a cirurgia de ponte de safena são: a) dor no peito incapacitante e/ou b) dano ao ventrículo esquerdo de forma que você ejete menos que 50% do sangue em cada batimento cardíaco. Todo cardiologista e cirurgião do coração conhece isso. Daquilo que eu li, você não tem nenhuma dessas legitimas indicações para a cirurgia.

 

7)       Você é bem conhecido pela sua sagacidade e intelecto. Essa cirurgia causa danos ao cérebro. A medida de produtos químicos liberados dentro do fluido espinhal durante a cirurgia mostra que 100% das pessoas sofrem dano cerebral. Na maioria dos casos as mudanças são sutis – do tipo desordens da personalidade, ou você pode não ser capaz de se lembrar de nomes e números também. Estudo publicado no New England Medical Journal, de fevereiro de 2001, encontrou que 42 por cento dos pacientes tiveram um decréscimo de 20% na função cerebral após cinco anos da cirurgia. Minha experiência tem sido que os médicos iludem os pacientes fazendo-os acreditar que esse não é um problema importante.

 

8)       Existe uma possibilidade real que a cirurgia de ponte de safena possa interferir com outro de seus bem conhecidos atributos. A disfunção erétil tem sido relatada como um efeito colateral da cirurgia de ponte de safena. (Você, simplesmente, não tem ódio quando as pessoas batem abaixo da cintura?)

 

9)       Bill, sua mais recente tentativa de perder peso, a dieta de South Beach, contribuiu para os seus atuais problemas. Bife, galinha, ovos e bacon canadense, consumidos sem limitação, são ruins para suas artérias. Mesmo o autor, o Dr. Arthur Agatston, precisa saber disso – afinal, ele mesmo toma estatinas para reduzir o colesterol, e óleo de peixe e aspirina para ajudar a reduzir seu risco pessoal de um enfarte.

 

10)    Você sempre foi interessado em um melhor cuidado da saúde para os americanos e agora você tem a oportunidade de fazer uma diferença real – Resista a esse grande negócio e demande a verdade antes que você tome sua decisão para ter ou postergar a cirurgia. Nesse momento você está recebendo mentiras – a maioria por omissão de informação vital de médicos – você pode verificar tudo que eu escrevi para você em poucas horas na Internet (www.nlm.nih.gov). Seu exemplo poderia salvar muitas vidas e pessoas de sofrerem desnecessariamente, mais do que qualquer ação que você poderia alguma vez ter tomado enquanto estava em seu escritório na Casa Branca. Faça o máximo desse aparente revés em sua saúde.

 

Sinceramente,

 

John McDougall, Dr.

drmcdougall@drmcdougall.com

 

McDougall Newsletter, Mon, 6 Sep 2004 (www.drmcdougall.com)

 

Nota: Relacionados ao presente assunto, sugerimos a leitura de outros artigos publicados nessa e em outras Seções do Instituto de Combate ao Enfarte do Miocárdio (Artigos, Boletim, Polêmicas, etc). Em especial:

 

Seção Denúncias