Instituto de Combate ao Enfarte do Miocárdio
Presidente da American Heart Association Diz que Até 50% de Todas as Cirurgias de Ponte de Safena Fracassam
Falando sobre a terapia genética, em artigo de 1999 publicado no Heartbeat - seção da revista Newsweek*, o Dr. Valentin Fuster, diretor do Instituto Cardiovascular do Mount Sinai School of Medicine de New York, NY e presidente da American Heart Association, coloca:
“Até 50% de todas as cirurgias de ponte de safena fracassam. Nessas cirurgias porções de veias são cirurgicamente inseridas para criar vias secundárias aos vasos sangüíneos entupidos do coração. A terapia genética mostra promessas na redução desta taxa de fracasso”.
O interessante nesta declaração é que enquanto a American Heart Association continua promovendo a cirurgia de ponte de safena como valiosa e benéfica, inclusive colocando-a nas diretrizes e consenso da associação (ACC/AHA/ACP – ASIM Guidelines, 1999), o Dr. Valentin Fuster, seu próprio presidente, acusa-a de ineficaz em até 50% dos casos.
O Dr. Valentin Fuster, neste mesmo artigo, diz que “A American Heart Association reportou as boas novas de que a taxa de mortalidade de enfarte, acidente vascular cerebral, e outras doenças cardiovasculares caiu em 20% na década passada em virtude dos avanços na pesquisa e no tratamento e prevenção destas doenças, apesar do enfarte continuar como o matador número 1 e o acidente vascular cerebral como o matador número 3.”
A informação pela AHA, endossada pelo Dr. Valentin Fuster em seu artigo no Heartbeat, de que a taxa de mortalidade nas doenças cardiovasculares caiu em 20% contraria frontalmente o que diz o Dr. Jan L Breslow antecessor do Dr. Valentin Fuster na presidência da AHA. O Dr. Breslow em entrevista de 1996 ao Wall Street Journal acusou a falsidade dos números usualmente colocados pelos funcionários públicos da área da saúde e inclusive pela AHA na taxa de mortalidade da doença cardíaca, com a estratégia de se conseguir “mais dinheiro dos políticos para a pesquisa.” O Dr. Jan L Breslow disse ainda nesta entrevista que a prevalência da doença cardíaca pode na verdade estar aumentando... (entrevista do Dr. Breslow ao WSJ)
*Health & Fitness, Newsweek, Inc. 1999.
|