Instituto de Combate ao Enfarte do Miocárdio
Mega Estudo Conclui que Fibrinolíticos não Reduzem a Mortalidade no Enfarte Agudo do Miocárdio A seção Talking Points do The Lancet de 16 de junho de 2001, sob o título “Fibrinolysis with GUSTO” coloca de forma resumida o artigo e comentário publicados nesta edição, sobre o fracasso da terapia do enfarte agudo do miocárdio através da reperfusão por fibrinolíticos (1, 2)."O resultado final na atual terapia de reperfusão fibrinolítica, parece ter sido alcançado’, The Lancet"
“A despeito de ser o padrão de cuidados para o enfarte agudo do miocárdio, o tratamento fibrinolítico com ativadores de plasminogênio, tal como reteplase, produz resultados insatisfatórios em muitos pacientes. Os investigadores do GUSTO V (1) fizeram um teste aleatório em larga escala para avaliar os benefícios da reteplase isoladamente sobre reteplase e o inibidor de plaquetas de glicoproteinas, abciximab. Contudo, os resultados mostraram que o objetivo final principal, a mortalidade em 30 dias, não foi significativamente diferente entre os grupos, embora a terapia combinada resultasse em melhorias de algumas das complicações secundárias ao enfarte do miocárdio. Em comentário que acompanhou o artigo, Freek Verheugt (2) conclui que tentar ajudar a melhorar a reperfusão através de remédios provavelmente não vale a pena.”
De fato a prova de eficácia da trombólise no infarto agudo do miocárdio depende de 9 testes randomizados placebo controlados, totalizando 58.511 patients. A meta-análise desses testes mostrou uma vantagem de sobrevida total de cerca de somente 2% (11.5% vs 9.6 %) em favor da trombólise, significando que 2% dos pacientes serão beneficiados pela trombólise e 98% não serão. Deve ser levado em conta que o uso de trombolíticos trazem também um custo clínico adicional além de complicações de hemorragias potencialmente fatais (3).
Bibliografia1. Reperfusion therapy for acute myocardial infarction with fibrinolytic therapy or combination reduced fibrinolytic therapy and platelet glycoprotein IIb/IIIa inhibition: the GUSTO V randomised trial. The GUSTO V Investigators, The Lancet 2001; 357: 92722. GUSTO V: the bottom line of fibrinolytic reperfusion therapy. Commentary, Freek W A Verheugt, The Lancet 2001; 357: 92723. Thrombolysis for Acute Myocardial Infarction: Drug Review, David K. Cundiff, Medscape General Medicine, January 2, 2002. http://www.medscape.com/viewarticle/414942
|